22 novembro, 2013

Os dez erros mais comuns de brasileiros em entrevistas de emprego



Demonstrar insegurança ao falar sobre a própria experiência profissional é o erro mais comum dos brasileiros em entrevistas de emprego, de acordo com uma pesquisa feita pelo site de empregos Catho. 

Depois aparecem falar somente o que foi perguntado e cometer erros de português.
O levantamento, feito com 5.026 profissionais, analisou a frequência com que certos erros são cometidos nas entrevistas, em uma escala de 0 a 10. 


O problema campeão, com 6,3, foi a insegurança. Angélica Nogueira, gerente de RH da Catho, explica que não se trata de nervosismo, mas, sim, de transmitir informações sobre a própria trajetória de forma imprecisa. 

Isso acontece, segundo ela, principalmente quando o candidato exagera dados no currículo e depois não consegue sustentá-los na entrevista. 

"As pessoas relatam no currículo realizações que não são delas, mas, sim, da equipe: elas apenas faziam parte do contexto. Isso chama a atenção do entrevistador, que faz perguntas objetivas sobre o projeto. Aí o entrevistado começa a blefar", afirma a especialista. 

Por isso, orienta Nogueira, é indicado colocar no currículo apenas atividades efetivamente realizadas pelo profissional, nas quais ele tenha tido participação ativa. 

Outro erro comum, com frequência 6, é falar apenas o que foi perguntado. A executiva diz que é preciso cuidado nesse aspecto, para não exagerar. "Em geral, falar demais é pior do que falar de menos", diz. "Em uma pergunta importante, sempre justifique a resposta, mas sem exagerar." 

Veja abaixo os dez erros mais comuns nas entrevistas de emprego.


Problemas mais comuns
Erro Frequência
Demonstrar insegurança 6,3
Falar apenas o que foi perguntado 6
Cometer erros de português 6
Falar mal do chefe ou da empresa 5,7
Falar gírias 5,3
Manter o celular ligado 5,3
Mentir sobre a formação ou a experiência profissional 5,3
Falar demais 5,2
Chegar atrasado 5,1
Não estar trajado adequadamente 5,1

Nenhum comentário: