terça-feira, 6 de junho de 2017

O peso do celular

Olha a postura!



Os tablets e smartphones conseguem realizar muitas das tarefas que antes eram designadas aos computadores. Resultado: o tempo que passamos entretidos com esses aparelhos aumentou bastante.

Da mesma forma que a postura errada em frente ao computador pode ser prejudicial à saúde, o uso contínuo e equivocado dos dispositivos móveis também pode ser vilões. "O Homo Sapiens [nossa espécie] já virou 'homos sentadus' há muito tempo. O sedentarismo e a postura incorreta criam um dos principais males modernos", diz Oldack Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG (Reeducação Postural Global).

Nas fotos a seguir, a modelo Roberta Gelain mostra como utilizar os dispositivos portáteis sem prejudicar o corpo

Ao usar o smartphone:
1 - Evite curvar o pescoço para visualizar a tela
2 - Não flexione demais os braços ou os ombros

Com o uso contínuo, os músculos do braço, nuca, ombros e a coluna vertebral podem sofrer lesões graves

Ao usar o smartphone:
1 - Não apoie o celular com o ombro
2 - Procure apoiar um dos braços em uma mesa reta. Isso evita que o pescoço penda para o lado contrário
3 - Interrompa as atividades, como usar o computador. Por mais que a conversa seja rápida, o esforço repetitivo do hábito pode ser prejudicial

Ao usar o smartphone:
1 - Mantenha os braços alinhados e apoiados na mesa ao digitar, de preferência a 90º em relação ao corpo
2- Afaste o aparelho máximo que conseguir. Dessa forma o pescoço ficará menos flexionado e os braços ficarão em uma posição relativamente confortável

Segundo Oldack Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG, não existe uma opção 100% correta para se digitar em um smartphone. Afastá-lo o mais longe possível e encontrar um meio termo entre o pescoço e os braços é o "menos errado"

Ao usar um tablet:
Evite apoiá-lo no colo. A tendência é de que o usuário se curve para ter uma visão clara da tela, prejudicando assim os músculos da nuca e ombro (1) e tensionando a coluna vertebral (2)

Ao usar um tablet:
Evite apoiá-lo em uma superfície muito baixa. Para ter uma visão clara da tela, o usuário terá que curva-se em demasia, o que pode prejudicar a coluna vertebral (1), os músculos do braço (2) e a articulação dos punhos (3)

Ao usar um tablet:
Evite apoiá-lo em uma superfície muito baixa. Para ter uma visão clara da tela, o usuário terá que curva-se em demasia, o que pode prejudicar os músculos da nuca e do ombro (1), a coluna vertebral (2) e a articulação dos punhos (3)

Ao usar um tablet:
Procure um cadeira! Mesas não foram feitas para apoiar o corpo. A posição obriga o usuário curvar demais a nuca (1) e as articulações do braço e do punho (2 e 3). Além disso, o ideal é que as pernas fiquem perpendiculares ao corpo na posição sentada

Ao usar um tablet:
Afaste-o o máximo que conseguir e tente encontrar um meio termo entre uma posição confortável para o pescoço e o braço. Dessa forma o pescoço ficará menos flexionado e os braços ficarão em uma posição relativamente confortável

Ao usar um tablet: tente elevá-lo à altura dos olhos, mas cuidado para não tensionar demais os músculos do braço (1)

Ao usar um tablet:
Utilize uma mesa que esteja na altura correta e deixe os braços pependiculares ao corpo. Se tiver de digitar, fique atento para não flexionar demais o pescoço



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