27 agosto, 2014

Como o Técnico em Segurança do trabalho deve realizar campanhas sobre saúde e prevenção do Cigarro

E aí TST? Já está preparando a sua campanha de combate ao cigarro em sua empresa?



Este dia tem o objetivo de sensibilizar adultos, adolescentes e até crianças sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados.

Incentivar e comemorar o Dia Nacional de combate ao Tabaco tornou-se uma proposta essencial, além de ser uma grande oportunidade para promover a área da Saúde e Segurança do Trabalho na empresa.

Você que é da área da Segurança Ocupacional, além de realizar diversas atividades, deve providenciar campanhas para promover a saúde e a prevenção de doenças e os acidentes do trabalho. Além de atender a legislação você estará contribuindo para a conscientização das pessoas que estão vivendo nesse paradigma tão marginalizado hoje em dia e que causa a morte de milhões no mundo, que é o habito de fumar!

Nesta matéria iremos dar algumas dicas para que você realize a sua campanha de prevenção ao fumo, que tem a data de 29 de agosto como símbolo dessa luta.

Exemplos de campanhas

  • Já realizamos uma campanha que trocava maços de cigarros por vasos de flores, tivemos uma boa aceitação e resultados bem interessantes. 

  • Peças de teatro também são uma boa oportunidade para serem apresentadas utilizando a temática, com o envolvimento dos trabalhadores.

  • Há a possibilidade de se criar uma Comissão de Apoio aos Fumantes, composta por uma equipe multidisciplinar de médico, enfermeira, fonoaudiólogo, nutricionista, dentista (claro, das empresas que possuem este aparato).  Além de buscar idéias e medidas de controle do uso do cigarro, essa Comissão aposta na realização de um tratamento ao fumante, tanto para funcionários quanto para os seus familiares. As áreas de fumantes foram restringidas. 
  • Divulgar a campanha na Intranet, Facebook, e outras mídias da empresa.
  • Enviar e-mails a todos os colaboradores sobre a importância desse dia.
  • Realizar "blitz" em locais destinados aos fumantes, e expor o objetivo da campanha.
  • Procurar empresas e hospitais que realizam tratamentos voltados para os fumantes pararem de fumar e ver a possibilidade de fazer convênios e parcerias.
  • Incentivar os hábitos saudáveis, como a alimentação e os esportes, afim de se promover uma melhor qualidade de vida.




Os severos números da Saúde dos fumantes
Segundo estimativas da OMS, cerca de cinco milhões de pessoas morrem por ano no mundo em decorrências de complicações atribuídas ao tabagismo - 200 mil das quais, só no Brasil. 


E você? Já faz alguma coisa diferente, conte pra gente! Deixe seu exemplo e vamos ajudar a acabar co esse vício dos nossos colaboradores!

Um abraço e até a próxima matéria!




Curso Online de Cuso de Capacitação Antidrogas Curso Online de Capacitação Antidrogas

Carga horária: 17 horas
Por: R$ 49,90
(Pagamento único)
Certificado digital Com certificado digital incluído

Um comentário:

Anônimo disse...

Justo o que procurava sobre dentistas. Obrigada