27 junho, 2016

Top 10 qualidades que o Técnico em Segurança do Trabalho deve ter para se destacar no mercado!


Em um mercado extremamente competitivo, onde ao final de todos os semestres centenas de alunos se formam e se juntam aos já milhares de profissionais que já atuam ou estão em busca de uma oportunidade na área, é fundamental que o TST busque um algo mais em suas qualidades.

Diante de tamanha concorrência e exigências em que vivemos, é fundamental que o profissional da Segurança do Trabalho se sobre saia dos "profissionais comuns", mostrando outros atrativos aos empregadores, o tão famoso DIFERENCIAL. 

Mas como sair desse "feijão com arroz" e colocar mais tempero em seu currículo? Temos as tradicionais opções, mas nesta matéria iremos além, vamos apresentar os 10 principais diferenciais que o TST deve apresentar em suas capacidades técnicas! Veja:


Não dá para vacilar na escrita!!! Lidamos diariamente com relatórios e preenchimento de diversos formulários e documentos que não podemos escrever de qualquer jeito.


Faça uma boa introdução, descreva o ocorrido e finalize de forma clara e objetiva:

Ex: "Prezado Chefe de Manutenção...Ao realizar a inspeção de segurança (dia, data, hora, setor) verificamos que os funcionários não estavam portando os EPI's que lhes foram fornecidos e orientados a forma correta de utilização. Tal procedimento está expondo-os às situações de riscos que poderão comprometer a integridade dos mesmos e assim gerar outros problemas para a nossa empresa. Solicitamos providências imediatas dessa chefia quanto ao fato descrito acima. Atenciosamente; TST..."


Preste atenção nas palavras. Erro de digitação é diferente de erro ortográfico! Hoje, com as novas formas de comunicação, cada vez mais as palavras utilizadas na internet estão fazendo parte do nosso mundo, mas não pode afetar o nosso trabalho, fique ligado, jamais utilize algumas palavras, elas são horripilantes pelo olhar dos recrutadores, por exemplo:

Mim ajuda (só se você for o TST de uma tribo indígena né?!) - o certo é ME! Me ajuda;
- Fasso erradíssimo! O certo é faço!
- Concerteza é COM CERTEZA amigão;
- Menas não existe! O certo é menos;
- Nada haver - errado!!! O certo é nada a ver;
- De repente e não derrepente;
- Por isso (separado) e não porisso (junto).
Agente é diferente de a gente (agente é um agente federal ou algo assim) o certo é a gente (separado)! 
Mais ≠ mas (O “mais” com “i” é igual o +. Ou seja, tem sempre o significado de quantidade (adição). Já o “mas” (sem “i”), é uma conjunção com significado de oposição ou restrição. Exemplos: – Quanto MAIS eu converso com o Pedro, MAIS eu fico apaixonada.
- Quero ir à festa de sábado, MAS minha mãe não deixa.);


Hoje em dia uma das principais exigências das empresas são os idiomas, como Inglês, Espanhol, Italiano, Francês, e até mesmo Alemão”, são bastante requisitados. 

Há uma década, o inglês era considerado um diferencial nos processos seletivos. Hoje esse papel inverteu e tornou-se uma exigência para o profissional do futuro. 



Pode parecer estranho, mas existem muitos profissionais Técnicos tem curso Superior! Isso mesmo! Seja por investimento pessoal ou da própria empresa que auxilia o profissional a ter mais capacitação. Não adianta reclamarmos do mercado, eles, infelizmente ditam as regras, temos que aceitar e nos adequar. Muitos reclamam que certa vaga de emprego pedem Curso Superior, mas muitas vezes é a política da empresa, experiência com as pessoas que ocupavam o cargo anteriormente, política de qualidade, etc.

Cursos Superior/Tecnólogo nas áreas de Meio Ambiente, Qualidade, Segurança do Trabalho e Recursos Humanos (RH) são bem vistos pelas empresas pela agregação de valor que o TST


Já vi empresas pedirem até mesmo as categorias AB (Moto e carro), mas geralmente a categoria "B" mesmo é a mais requisitada para o TST. Isto por quê as empresas deixam um carro da empresa com o TST para que ele possa atender obras, visitar clientes etc. Um cargo de muita confiança e responsabilidade.


Falar em público é fundamental. Busque ajuda das principais técnicas da arte de falar em público. Atualize-se, mesmo se você já tenha facilidade de falar em público,isso irá te ajudar muito, pode confiar!!!


Assim como falar em público é importante o TST também, em certas situações, tem que saber falar ao "pé do ouvido" quando necessário. Constrangimentos, gritos, gesticulações exageradas às vezes pode piorar a situação e gerar problemas maiores para a empresa e o funcionário. Cada um responde de uma forma quando é chamado a sua atenção, portanto respeite acima de tudo o ser humano.

Não conseguimos nada com arrogância, humildade sempre galera! Uma conversa reservada, uma boa explicação, entender por que o funcionário está com tal atitude é sempre a melhor opção.

Caso não resolva, daí busque os caminhos legais hierárquicos, comunique a Chefia, gerente, direção, RH etc.. mas primeiro tente aquela conversa com calma;

Busque ajuda em cursos de relacionamento interpessoal, comunicação, etiqueta no trabalho, gestão de conflitos etc.


Parece bobeira, mas muitas pessoas estão navegando tanto pela internet, principalmente nas redes sociais, que estão esquecendo que a informática tem outros diversos recursos.

Recentemente fiz uma seleção para contratar 2 estagiários e percebi que a maioria disse saber apenas o "básico" (Ms Office), isso quando sabiam.  Procurava algo diferenciado nessa área e não encontrei. Alguém com Excel avançado, AutoCad, Ms Project, Adobe, PhotoShop (imagina minhas campanhas, minha otimização de tempo e organização com o auxilio de alguém que saiba isso também pra me ajudar?), é um diferencial. Word, Excel e Power Point todo mundo diz saber!!! Estamos falando de pessoas com diferencial! Lembram?


É o jeito mais fácil de adquirir conhecimento, pois as aulas aliam a parte teórica à prática. Atualmente, as empresas estão de olho justamente nos candidatos que se especializam dentro de um segmento. Cursos práticos são muito bem vistos. 

E os cursos online? 

Também são, dependendo do assunto a parte teórica realizada de forma online vai somar muito para a sua carreira. Existe uma vasta relação cursos online (gratuitos ou com preços bem acessíveis) que vão comprovar a sua capacitação e te dar condições de se manter atualizado e com um currículo bem atrativo.



Conhecer as NR's é fundamental, disso não precisamos nem de estar falando aqui, certo!? Devemos ir além. Hoje devemos abranger uma quantidade maior de conhecimentos e habilidades, mas temos que comprovar isso antes de buscarmos uma nova oportunidade ou até mesmo um emprego novo. Mas quais capacitações são atrativas?

Aconselho algumas que farão de você um multiplicador na empresa! Será visto como o (a) expert.. colocará seu currículo na prateleira de cima dos entrevistadores e selecionadores!

Veja só:

Instrutor de NR's (18, 20, 33, 35 etc)


Pois bem pessoal...está aí os top 10 qualidades dos TST's! Concordam? Diz aí nos comentários, faltou alguma coisa?! 

Abraços!

Eduardo V. Franco
Engenheiro Ambiental
Pós Graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho
Técnico em Segurança do Trabalho

Editor e Autor de Cursos de Saúde, Segurança do Trabalho, e Meio Ambiente e Iniciação Profissional


Um comentário:

Unknown disse...

muito bom cara!!achei o link no yahoo...estou pensando em fazer mecãnica automotiva, ou tst