Fonte: Ministério Público do Trabalho19 de Junho de 2008
Fiscalização do Ministério Público do Trabalho encontrou trabalhadores em condições anaálogas a de escravo em uma carvoaria do interior de São Paulo. Os trabalhadores estavam sem registro em carteira, vivendo em alojamentos precários, sem equipamentos de proteção individual e tinham descontado dos salários valores relativos à alimentação e ao fornecimento de combustível para as motosserras. Eles não sabiam quanto receberiam pelo serviço. Todos, inclusive a responsável pelo funcionamento, estavam morando num alojamento localizado a apenas um quilômetro e meio dos fornos.A carvoaria foi interditada. Para a regularização da situação. Segundo investigações do procurador do Trabalho Marcus Vinícius Gonçalves, os trabalhadores teriam sido contratados pelo comandante da PM em Ourinhos, Daniel Cinto. A dona da fazenda, Maria Celeste de Oliveira, contratou um corretor de imóveis e a irmã do PM, Maria Helena Cinto, para cuidar da terra. Ela afirmou ter arrendando a operação recentemente e a produção atenderia às fazendas Reunidas e Santo Antônio Dourado.Para a regularização da situação dos trabalhadores, Maria Helena Cinto firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPT. OA assinatura do acordo e o acerto com os trabalhadores foram feitos na agência do Minis'téio do Trabalho e Emprego (MTE) em Pirajuí e contou com a presença dos auditores fiscais do trabalho Mário Yokishigue Tanaka e José Antonio Bulhões Duarte Arcoverde Cavalcanti, e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Laércio alves de Oliveira. De acordo com o TAC, Maria Helena Cinto se comprometeu a promover a quitação dos direitos de todos os trabalhadores e a apresentar ao Ministério Público do Trabalho, em até 30 dias, termo de quitação dos haveres trabalhistas devidos ao Sr. Ziel Barbosa, sob pena de multa de R$ 10 mil, valor reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O termo também prevê multa diária de R$ 500,00 até a regularização da conduta com o pagamento integral do montante devido a cada trabalhador, também reversível ao FAT.Para procurador a situação encontrada permite o enquadramento dos responsáveis no artigo 149 do Código Penal, que trata do trabalho análogo à escravidão. A pena varia de dois a oito anos de prisão. O MPT vai responsabilizar as fazendas Reunidas e Santo Antônio Dourado pelas condições dos trabalhadores. Os trabalhadores vão receber três salários mínimos cada um, pagos pelo seguro desemprego. A proprietária e a arrendatária do local vão responder a processo criminal.Com a entrega das guias do Seguro Desemprego para 10 trabalhadores resgatados em uma carvoaria clandestina na Fazenda Reunidas, em Pirajuí, e pagamento de R$ 22 mil de direitos trabalhistas, o Ministério Público do Trabalho acredita que foi possível enquadrar os proprietários da fazenda no artigo 149 do Código Penal.Marcus Vinícius Gonçalves explicou que o enquadramento oficial é difícil de ocorrer no Estado de São Paulo. Em que pese sempre tenhamos enquadrado como trabalho degradante os trabalhos da cana, oficialmente não obtemos o enquadramento oficial, beneficiando o trabalhador com o seguro desemprego. Em nossa região outros procuradores encontraram situação semelhante, mas sem o pagamento do Seguro Desemprego, destacou.Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas)
31 outubro, 2008
Anatomia de um Acidente*por Tom Coelho
"Todos os erros humanos são impaciência,uma interrupção prematura de um trabalho metódico."(Franz Kafka)
Acidentes de trabalho são frutos de nossas escolhas e conseqüências de nossas próprias atitudes. Qual seria sua decisão, por exemplo, diante das seguintes situações:
- um papel jogado no chão;
- um piso molhado e escorregadio;
- uma cadeira com uma de suas pernas quebrada;
- uma escada ou extintor obstruído;
- um carona que não coloca o cinto de segurança ao entrar no seu carro.
Certamente você pode ignorar qualquer uma destas ocorrências, uma vez que não foi atingido por elas. Mas o que poderá acontecer a um colega ou a você mesmo numa próxima ocasião?
Por isso, a semente da prevenção reside em três fatores: conhecimento, conscientização e ação. Conhecer para prevenir, conscientizar-se dos riscos e agir para evitar.
O filme "Anatomia de um Acidente", distribuído com exclusividade no Brasil pela Siamar, apresenta com muita propriedade como acidentes ocorrem.
O primeiro fator é o estado de espírito do trabalhador, ou seja, como ele chega ao seu local de trabalho. As pessoas têm reações emocionais aos seus problemas pessoais e familiares os quais são indissociáveis do ambiente profissional. Dificuldades financeiras, crises conjugais, perda de entes queridos, não podem ser trancafiados no armário do vestiário ou esquecidos da porta da empresa para fora.
O segundo aspecto são as relações interpessoais. Diante do estado de espírito descrito há pouco, como os colegas reagem? Com aceitação ou com rejeição? E os supervisores, com elogios ou críticas? Objetivam as metas de produção ou a segurança em primeira instância?
A seguir, devemos considerar a influência do meio e das circunstâncias. Assim, a limpeza e a organização do ambiente de trabalho são imprescindíveis. Minha recomendação é que se aplique a técnica dos "5S" ou housekeeping. Quanto às circunstâncias, a pressão do tempo para atingir objetivos e a cobrança por resultados devem ser policiados.
O quarto fator na anatomia de um acidente é a atitude. Conforme relatado no início deste artigo, nossas escolhas precedem nossas decisões. O maior causador de acidentes é a ocorrência de práticas inseguras e a desatenção a fatores de riscos porque acreditamos que nada de adverso nos acontecerá. É comum o trabalhador proferir frases como as que seguem:
- "Sou um trabalhador seguro."
- "Eu sei trabalhar com segurança."
- "Nunca vou me machucar."
- "Meu trabalho não é perigoso."
- "Já fiz isso milhares de vezes."
Finalmente, temos a ocorrência do acidente per se, que pode ser produto de uma fatalidade, algo que simplesmente não haveria como ser previsto ou evitado. Mas, na maioria das vezes, é resultado de uma decisão consciente, de um processo que obedeceu aos passos descritos anteriormente.
Acidentes reais acontecem com pessoas reais. Por isso, fique alerta, fique seguro e fique vivo.
Acidentes acontecem, mas não os deixe acontecer com você!
28/07/2006
Tom Coelho!, com formação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é consultor, professor universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity Consulting, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br
Acidentes de trabalho são frutos de nossas escolhas e conseqüências de nossas próprias atitudes. Qual seria sua decisão, por exemplo, diante das seguintes situações:
- um papel jogado no chão;
- um piso molhado e escorregadio;
- uma cadeira com uma de suas pernas quebrada;
- uma escada ou extintor obstruído;
- um carona que não coloca o cinto de segurança ao entrar no seu carro.
Certamente você pode ignorar qualquer uma destas ocorrências, uma vez que não foi atingido por elas. Mas o que poderá acontecer a um colega ou a você mesmo numa próxima ocasião?
Por isso, a semente da prevenção reside em três fatores: conhecimento, conscientização e ação. Conhecer para prevenir, conscientizar-se dos riscos e agir para evitar.
O filme "Anatomia de um Acidente", distribuído com exclusividade no Brasil pela Siamar, apresenta com muita propriedade como acidentes ocorrem.
O primeiro fator é o estado de espírito do trabalhador, ou seja, como ele chega ao seu local de trabalho. As pessoas têm reações emocionais aos seus problemas pessoais e familiares os quais são indissociáveis do ambiente profissional. Dificuldades financeiras, crises conjugais, perda de entes queridos, não podem ser trancafiados no armário do vestiário ou esquecidos da porta da empresa para fora.
O segundo aspecto são as relações interpessoais. Diante do estado de espírito descrito há pouco, como os colegas reagem? Com aceitação ou com rejeição? E os supervisores, com elogios ou críticas? Objetivam as metas de produção ou a segurança em primeira instância?
A seguir, devemos considerar a influência do meio e das circunstâncias. Assim, a limpeza e a organização do ambiente de trabalho são imprescindíveis. Minha recomendação é que se aplique a técnica dos "5S" ou housekeeping. Quanto às circunstâncias, a pressão do tempo para atingir objetivos e a cobrança por resultados devem ser policiados.
O quarto fator na anatomia de um acidente é a atitude. Conforme relatado no início deste artigo, nossas escolhas precedem nossas decisões. O maior causador de acidentes é a ocorrência de práticas inseguras e a desatenção a fatores de riscos porque acreditamos que nada de adverso nos acontecerá. É comum o trabalhador proferir frases como as que seguem:
- "Sou um trabalhador seguro."
- "Eu sei trabalhar com segurança."
- "Nunca vou me machucar."
- "Meu trabalho não é perigoso."
- "Já fiz isso milhares de vezes."
Finalmente, temos a ocorrência do acidente per se, que pode ser produto de uma fatalidade, algo que simplesmente não haveria como ser previsto ou evitado. Mas, na maioria das vezes, é resultado de uma decisão consciente, de um processo que obedeceu aos passos descritos anteriormente.
Acidentes reais acontecem com pessoas reais. Por isso, fique alerta, fique seguro e fique vivo.
Acidentes acontecem, mas não os deixe acontecer com você!
28/07/2006
Tom Coelho!, com formação em Economia pela FEA/USP, Publicidade pela ESPM/SP, especialização em Marketing pela Madia Marketing School e em Qualidade de Vida no Trabalho pela USP, é consultor, professor universitário, escritor e palestrante. Diretor da Infinity Consulting, Diretor Estadual do NJE/Ciesp e VP de Negócios da AAPSA. Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br. Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br
30 outubro, 2008
Inscrições para estágio ArcelorMittal no Brasil 2009* * *
As inscrições para o programa de estágio ArcelorMittal no Brasil 2009 já estão abertas e vão até o dia 31 de outubro.
Maior produtora siderúrgica do mundo, a ArcelorMittal é considerada uma das 20 empresas em modelo de sustentabilidade e está entre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil.
Todos os anos a Empresa disponibiliza o programa de estágio, pois os novos talentos contribuem para o fortalecimento da ArcelorMittal no país e no mundo. Por isso, oferece oportunidades de aprendizagem e formação a estudantes de cursos técnico e superior.
O estágio é dividido em duas modalidades: curricular e de férias e tem diversos benefícios como: bolsa de complementação educacional, alimentação, transporte e, é claro, muita experiência na área escolhida. É uma excelente oportunidade! Ajude-nos a divulgar.
Acesse o site www.arcelormittal.com.br
Recursos Humanos » Programa de Estágio* e cadastre o seu currículo.
Para mais informações, confira o arquivo anexo.
Ver Anexo http://acenet/DadosApl/AIT/noticias/XN0047893.pdf
ArcelorMittal Inox Brasil
FCG-I - Industrial Praça 1º de Maio, 9 35180-018 - Timóteo - MG - Brasil * T *31-38497628 *M *31-91246116 *F *31-3849-7241 www.arcelormittalinoxbrasil.com.br ------------------------------
É uma boa opção para quem está começando. Boa Sorte. Cida Barony
Maior produtora siderúrgica do mundo, a ArcelorMittal é considerada uma das 20 empresas em modelo de sustentabilidade e está entre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil.
Todos os anos a Empresa disponibiliza o programa de estágio, pois os novos talentos contribuem para o fortalecimento da ArcelorMittal no país e no mundo. Por isso, oferece oportunidades de aprendizagem e formação a estudantes de cursos técnico e superior.
O estágio é dividido em duas modalidades: curricular e de férias e tem diversos benefícios como: bolsa de complementação educacional, alimentação, transporte e, é claro, muita experiência na área escolhida. É uma excelente oportunidade! Ajude-nos a divulgar.
Acesse o site www.arcelormittal.com.br
Recursos Humanos » Programa de Estágio* e cadastre o seu currículo.
Para mais informações, confira o arquivo anexo.
Ver Anexo http://acenet/DadosApl/AIT/noticias/XN0047893.pdf
ArcelorMittal Inox Brasil
FCG-I - Industrial Praça 1º de Maio, 9 35180-018 - Timóteo - MG - Brasil * T *31-38497628 *M *31-91246116 *F *31-3849-7241 www.arcelormittalinoxbrasil.com.br ------------------------------
É uma boa opção para quem está começando. Boa Sorte. Cida Barony
26 outubro, 2008
Curso
PROGRAMA EMERGÊNCIA
MACAÉ / RJ
Data: 10 e 11 de novembro de 2008
Realização: Proteção EventosPromoção: Revista Emergência
Dia 10 de Novembro – Segunda-FeiraManhã 8:30 às 12:30 – Tarde 14:00 às 18:00
Curso 1 – Prevenção e Combate a Incêndios em Plantas Industriais e Armazenagem de Inflamáveis Conteúdo Programático:
Química e reação do fogoClasses de combustíveisExplosividade e inflamabilidade dos combustíveisClassificação dos tipos de fogo e dinâmica – Flashover, Backdraft, BLEVE e BoiloverAgentes e métodos extintoresComportamento e reação pessoal em situações de risco de incêndioEPI’s, EPR’s para combate a incêndios.Busca e Resgate de vítimas em local de incêndioSistemas de Suprimento de água, rede hidráulica e hidrantesSistemas de Ventilação de ambientes por Pressão PositivaEquipamentos de combate a incêndio do sistema fixoUso e operação de canhões monitores fixos, rebocáveis, móveis e portáteisDimensionamento e operação das bombas, mangueiras e esguichosUso de LGE, cálculos de dimensionamento e sistemas de geração de espuma.Uso e operação de bombas, mangueiras e esguichos.Técnicas de combate a incêndio em tanques de armazenagemTécnicas de combate a incêndio e proteção em esferas de armazenagem.Técnicas de combate a incêndio em embarcações e instalações portuáriasCombate a incêndio em áreas de produção e processo em plantas industriaisPalestrante: Jorge Alexandre Alves
Dia 11 de Novembro – Terça-FeiraManhã 8:30 às 12:30 – Tarde 14:00 às 18:00
Curso 2 – Emergências Químicas e Técnicas de Contingenciamento de VazamentoConteúdo Programático:
Riscos dos materiais perigosos Químicos, Biológicos e Radiativos (combústivel-inflamáveis-explosivos-corrosivos-tóxicos);Princípios de toxicologia, Rotas de exposição; Dose-reação; Fontes; EfeitosSistema de identificação dos materiais perigosos, painel de segurança e rotulo de risco (NFPA, OSHA, ONU, ABNT e ABQUIM);Aparelhos detectores e medidores;Equipamentos de Proteção Individual e Respiratória;Tipos e características de caminhões tanques, cilindros de gases e containeres químicos;Métodos de contenção, confinamento e delimitação de derrames químicos;Equipamentos dedicados para controle de vazamentos de hidrocarbonetos em corpos hídricos;Métodos de contenção, confinamento e delimitação de derrames de hidrocarbonetos em corpos hídricos;Organização da área do acidente (zonas de apoio, zonas de acesso limitado e restrições);Resgate de vitimas de contaminação;Descontaminação de vitimas e ambiente.Palestrante: Jorge Alexandre AlvesCurrículo Palestrante: Jorge Alexandre Alves - Diplomado como Instrutor de Paramédicos pela Miami University, Florida, USA, e como Instrutor de Técnicas em Procedimentos para Situações de Emergência pela NSC National Safety Council, Itasca, Ilinois, USA. Credenciado como Técnico em Emergências Cardiovasculares pela AHA American Heart Association, Orlando, Flórida – USA. e como Instrutor de Oficiais Bombeiros pela New York State Academy of Fire Science, Montour Falls, New York, USA. É formado como Instrutor especialista em Combate a Incêndios em Líquidos Inflamáveis, Incêndio em Tanques de Armazenamento, Incêndio em Embarcações e Estruturas Marítimas pela Texas A&M University, College Station, Texas, USA.IMPORTANTE: •
TODOS OS CURSOS COM COFFEE BREAK, MATERIAL DIDÁTICO E CERTIFICADO. ESTES SERÃO ENVIADOS VIA CORREIO CASO A INSCRIÇÃO SEJA EFETUADA COM MENOS DE 10 DIAS DE ANTECEDÊNCIA AO CURSO•
DESCONTO ESPECIAL PARA MAIS DE 3 INSCRITOS DA MESMA EMPRESA E ESTUDANTES
Curso 1
Assinante - Até 17/10 255,00
Assinante - Após 17/10 310,00
Não Assinante - Até 17/10 310,00
Não Assinante - Após 17/10 370,00
Fonte: revista proteção
MACAÉ / RJ
Data: 10 e 11 de novembro de 2008
Realização: Proteção EventosPromoção: Revista Emergência
Dia 10 de Novembro – Segunda-FeiraManhã 8:30 às 12:30 – Tarde 14:00 às 18:00
Curso 1 – Prevenção e Combate a Incêndios em Plantas Industriais e Armazenagem de Inflamáveis Conteúdo Programático:
Química e reação do fogoClasses de combustíveisExplosividade e inflamabilidade dos combustíveisClassificação dos tipos de fogo e dinâmica – Flashover, Backdraft, BLEVE e BoiloverAgentes e métodos extintoresComportamento e reação pessoal em situações de risco de incêndioEPI’s, EPR’s para combate a incêndios.Busca e Resgate de vítimas em local de incêndioSistemas de Suprimento de água, rede hidráulica e hidrantesSistemas de Ventilação de ambientes por Pressão PositivaEquipamentos de combate a incêndio do sistema fixoUso e operação de canhões monitores fixos, rebocáveis, móveis e portáteisDimensionamento e operação das bombas, mangueiras e esguichosUso de LGE, cálculos de dimensionamento e sistemas de geração de espuma.Uso e operação de bombas, mangueiras e esguichos.Técnicas de combate a incêndio em tanques de armazenagemTécnicas de combate a incêndio e proteção em esferas de armazenagem.Técnicas de combate a incêndio em embarcações e instalações portuáriasCombate a incêndio em áreas de produção e processo em plantas industriaisPalestrante: Jorge Alexandre Alves
Dia 11 de Novembro – Terça-FeiraManhã 8:30 às 12:30 – Tarde 14:00 às 18:00
Curso 2 – Emergências Químicas e Técnicas de Contingenciamento de VazamentoConteúdo Programático:
Riscos dos materiais perigosos Químicos, Biológicos e Radiativos (combústivel-inflamáveis-explosivos-corrosivos-tóxicos);Princípios de toxicologia, Rotas de exposição; Dose-reação; Fontes; EfeitosSistema de identificação dos materiais perigosos, painel de segurança e rotulo de risco (NFPA, OSHA, ONU, ABNT e ABQUIM);Aparelhos detectores e medidores;Equipamentos de Proteção Individual e Respiratória;Tipos e características de caminhões tanques, cilindros de gases e containeres químicos;Métodos de contenção, confinamento e delimitação de derrames químicos;Equipamentos dedicados para controle de vazamentos de hidrocarbonetos em corpos hídricos;Métodos de contenção, confinamento e delimitação de derrames de hidrocarbonetos em corpos hídricos;Organização da área do acidente (zonas de apoio, zonas de acesso limitado e restrições);Resgate de vitimas de contaminação;Descontaminação de vitimas e ambiente.Palestrante: Jorge Alexandre AlvesCurrículo Palestrante: Jorge Alexandre Alves - Diplomado como Instrutor de Paramédicos pela Miami University, Florida, USA, e como Instrutor de Técnicas em Procedimentos para Situações de Emergência pela NSC National Safety Council, Itasca, Ilinois, USA. Credenciado como Técnico em Emergências Cardiovasculares pela AHA American Heart Association, Orlando, Flórida – USA. e como Instrutor de Oficiais Bombeiros pela New York State Academy of Fire Science, Montour Falls, New York, USA. É formado como Instrutor especialista em Combate a Incêndios em Líquidos Inflamáveis, Incêndio em Tanques de Armazenamento, Incêndio em Embarcações e Estruturas Marítimas pela Texas A&M University, College Station, Texas, USA.IMPORTANTE: •
TODOS OS CURSOS COM COFFEE BREAK, MATERIAL DIDÁTICO E CERTIFICADO. ESTES SERÃO ENVIADOS VIA CORREIO CASO A INSCRIÇÃO SEJA EFETUADA COM MENOS DE 10 DIAS DE ANTECEDÊNCIA AO CURSO•
DESCONTO ESPECIAL PARA MAIS DE 3 INSCRITOS DA MESMA EMPRESA E ESTUDANTES
Curso 1
Assinante - Até 17/10 255,00
Assinante - Após 17/10 310,00
Não Assinante - Até 17/10 310,00
Não Assinante - Após 17/10 370,00
Fonte: revista proteção
25 outubro, 2008
MIneração e Meio Ambiênte
Compete à DIRETORIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS:
1. assistir ao Secretário do Planejamento e Meio Ambiente na definição das diretrizes e na implementação das ações da área de meio ambiente, recursos hídricos e ecoturismo;
2. assistir ao Secretário do Planejamento e Meio Ambiente na supervisão do Naturatins;
3. supervisionar e coordenar as atividades das Coordenadorias Política e Normas Ambientais, Coordenadoria de Recursos Naturais e Coordenadoria de Recursos Hídricos;
4. supervisionar e coordenar as atividades relacionadas com recursos de informações e informática, na área de atuação da Diretoria;
5. coordenar o processo de captação dos recursos de fontes nacionais, internacionais e estrangeiras, na área de atuação da Diretoria;
6. supervisionar e coordenar os programas com financiamento de organismos internacionais e estrangeiros; a implementação dos acordos nacionais e internacionais e a execução dos convênios e os projetos de cooperação técnica nacional e internacional, na área de atuação da Diretoria;
7. exercer as atividades de secretaria executiva do Conselho Estadual de Meio Ambiente – COEMA e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH.
8. presidir a Comissão de Educação Ambiental;
9. formular e implementar estratégias e mecanismos de fortalecimento institucional dos órgãos que compõem o sistema estadual do meio ambiente;
10. promover a articulação institucional para implementação do processo de descentralização e repartição de competência entre os dois níveis de governo estadual e municipal;
11. coordenar o processo de construção e implementação da Agenda 21 Estadual;
12. coordenar o processo de formulação e implementação da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental;
13. apoiar e supervisionar a implementação de atividades de educação ambiental nas ações desenvolvidas pela SEPLAN. Núcleo de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável: propor políticas, normas e estratégias e implementar estudos, visando a melhoria da relação entre o setor produtivo e o meio ambiente, relativos: - a contribuir para formulação da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável; - ao desenvolvimento de instrumentos econômicos para proteção ambiental; - a contabilidade e a valoração econômica dos recursos naturais; - aos incentivos econômicos fiscais e creditícios; - ao fomento e ao desenvolvimento de tecnologias de proteção e de recuperação do meio ambiente e de redução dos impactos ambientais; - ao estímulo à adoção pelas empresas de códigos voluntários de consulta, tecnologias ambientalmente adequadas e oportunidades de investimentos visando ao desenvolvimento sustentável; - aos pactos políticos e agenda positiva;
COORDENADORIA DE RECURSOS NATURAIS
Compete à Coordenadoria de Recursos Naturais propor políticas e normas, definir estratégias, implementar programas e projetos, nos temas relacionados com: 1. a promoção do ecoturismo; 2. educação ecoturística 3. estudos, pesquisas e planejamento ecoturístico; 4. infra-estrutura básica e infra-estrutura ecoturítisca; 5. a competência técnica e gerencial para gestão ambiental e dos recursos hídricos.
COORDENADORIA DE POLÍTICAS E NORMAS AMBIENTAIS
Compete à Coordenadoria de Políticas e Normas Ambientais propor políticas e normas, definir estratégias e implementar programas e projetos, nos temas relacionados com: 1. a gestão compartilhada do uso sustentável; 2. o conhecimento, conservação e utilização sustentável da biodiversidade; 3. o acesso aos recursos genéticos; 4. o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas; 5. o uso sustentável da ictiofauna e dos recursos pesqueiros; 6. o gerenciamento do sistema estadual de unidades de conservação; 7. o uso sustentável de florestas, incluindo a prevenção e o controle de queimadas e incêndios florestais; 8. a política ambiental urbana; 9. as diferentes formas de poluição, degradação ambiental e riscos ambientais; 10. aos resíduos danosos à saúde e ao meio ambiente; 11. a avaliação de impactos ambientais e o licenciamento; 12. o monitoramento da qualidade do meio ambiente; 13. a implantação do sistema estadual de Informações Ambientais.
COORDENADORIA DE RECURSOS HÍDRICOS
Compete à Coordenadoria de Recursos Hídricos propor políticas e normas, definir estratégias, implementar programas e projetos, nos temas relacionados com:
1. a política de recursos hídricos;
2. a gestão integrada do uso múltiplo sustentável dos recursos hídricos;
3. a implantação do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos;
4. a integração da gestão dos recursos hídricos com a gestão ambiental;
5. a transposição de águas entre bacias hidrográficas;
6. o combate a desertificação.
7. A política de resíduos sólidos
1. assistir ao Secretário do Planejamento e Meio Ambiente na definição das diretrizes e na implementação das ações da área de meio ambiente, recursos hídricos e ecoturismo;
2. assistir ao Secretário do Planejamento e Meio Ambiente na supervisão do Naturatins;
3. supervisionar e coordenar as atividades das Coordenadorias Política e Normas Ambientais, Coordenadoria de Recursos Naturais e Coordenadoria de Recursos Hídricos;
4. supervisionar e coordenar as atividades relacionadas com recursos de informações e informática, na área de atuação da Diretoria;
5. coordenar o processo de captação dos recursos de fontes nacionais, internacionais e estrangeiras, na área de atuação da Diretoria;
6. supervisionar e coordenar os programas com financiamento de organismos internacionais e estrangeiros; a implementação dos acordos nacionais e internacionais e a execução dos convênios e os projetos de cooperação técnica nacional e internacional, na área de atuação da Diretoria;
7. exercer as atividades de secretaria executiva do Conselho Estadual de Meio Ambiente – COEMA e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH.
8. presidir a Comissão de Educação Ambiental;
9. formular e implementar estratégias e mecanismos de fortalecimento institucional dos órgãos que compõem o sistema estadual do meio ambiente;
10. promover a articulação institucional para implementação do processo de descentralização e repartição de competência entre os dois níveis de governo estadual e municipal;
11. coordenar o processo de construção e implementação da Agenda 21 Estadual;
12. coordenar o processo de formulação e implementação da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental;
13. apoiar e supervisionar a implementação de atividades de educação ambiental nas ações desenvolvidas pela SEPLAN. Núcleo de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável: propor políticas, normas e estratégias e implementar estudos, visando a melhoria da relação entre o setor produtivo e o meio ambiente, relativos: - a contribuir para formulação da Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável; - ao desenvolvimento de instrumentos econômicos para proteção ambiental; - a contabilidade e a valoração econômica dos recursos naturais; - aos incentivos econômicos fiscais e creditícios; - ao fomento e ao desenvolvimento de tecnologias de proteção e de recuperação do meio ambiente e de redução dos impactos ambientais; - ao estímulo à adoção pelas empresas de códigos voluntários de consulta, tecnologias ambientalmente adequadas e oportunidades de investimentos visando ao desenvolvimento sustentável; - aos pactos políticos e agenda positiva;
COORDENADORIA DE RECURSOS NATURAIS
Compete à Coordenadoria de Recursos Naturais propor políticas e normas, definir estratégias, implementar programas e projetos, nos temas relacionados com: 1. a promoção do ecoturismo; 2. educação ecoturística 3. estudos, pesquisas e planejamento ecoturístico; 4. infra-estrutura básica e infra-estrutura ecoturítisca; 5. a competência técnica e gerencial para gestão ambiental e dos recursos hídricos.
COORDENADORIA DE POLÍTICAS E NORMAS AMBIENTAIS
Compete à Coordenadoria de Políticas e Normas Ambientais propor políticas e normas, definir estratégias e implementar programas e projetos, nos temas relacionados com: 1. a gestão compartilhada do uso sustentável; 2. o conhecimento, conservação e utilização sustentável da biodiversidade; 3. o acesso aos recursos genéticos; 4. o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas; 5. o uso sustentável da ictiofauna e dos recursos pesqueiros; 6. o gerenciamento do sistema estadual de unidades de conservação; 7. o uso sustentável de florestas, incluindo a prevenção e o controle de queimadas e incêndios florestais; 8. a política ambiental urbana; 9. as diferentes formas de poluição, degradação ambiental e riscos ambientais; 10. aos resíduos danosos à saúde e ao meio ambiente; 11. a avaliação de impactos ambientais e o licenciamento; 12. o monitoramento da qualidade do meio ambiente; 13. a implantação do sistema estadual de Informações Ambientais.
COORDENADORIA DE RECURSOS HÍDRICOS
Compete à Coordenadoria de Recursos Hídricos propor políticas e normas, definir estratégias, implementar programas e projetos, nos temas relacionados com:
1. a política de recursos hídricos;
2. a gestão integrada do uso múltiplo sustentável dos recursos hídricos;
3. a implantação do Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos;
4. a integração da gestão dos recursos hídricos com a gestão ambiental;
5. a transposição de águas entre bacias hidrográficas;
6. o combate a desertificação.
7. A política de resíduos sólidos
Vaga de Emprego
TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO - RIO BONITO*
Residir em Niterói ou São Gonçalo-
Formação Técnica em Segurança do Trabalho;-
Experiência na função;- Pacote Office;Salário:R$1.964,00 + Assist.Médica + Assist.Odont. + VR ou V.alimentação + Seg.de Vida
Os interessados que estiverem dentro do perfil deverão enviar currículo para: bruna@agenciabrasil .com ,
colocando no assunto: TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO - RIO BONITO
Residir em Niterói ou São Gonçalo-
Formação Técnica em Segurança do Trabalho;-
Experiência na função;- Pacote Office;Salário:R$1.964,00 + Assist.Médica + Assist.Odont. + VR ou V.alimentação + Seg.de Vida
Os interessados que estiverem dentro do perfil deverão enviar currículo para: bruna@agenciabrasil .com ,
colocando no assunto: TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO - RIO BONITO
Ministro do Trabalho vem a SP celebrar os 42 anos de Fundacentro
O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, estará em SP, amanhã, 24 de outubro para prestigiar os 42 anos de existência da Fundacentro, única instituição da América Latina voltada para pesquisas em segurança e saúde do trabalhador.
A Fundacentro foi a primeira instituição pública no Brasil a ter uma estrutura administrativa tripartite prevista em norma jurídica, idealizada pelo doutor Eduardo Gabriel Saad, durante o governo do ministro do trabalho, Arnaldo Sussekind.
Vinculada ao MTE, acumula em seu histórico de atuação, trabalhos que desempenharam papéis importantes no combate aos acidentes e doenças ocupacionais.
Remonta da década de 70, os altos índices de acidentes de trabalho que, em meio a um boom econômico, resultou em aumento da produtividade na construção civil e conseqüentemente no aumento de óbitos de trabalhadores do setor. Foi nessa década que a instituição destacou-se pela sua atuação em difundir conhecimentos e capacitar profissionais até o início dos anos 80.
A década de 80, embora conhecida como a “década perdida” na economia brasileira, trouxe ao mesmo tempo ao mercado de trabalho, integração e expansão em ritmo acelerado, o que exigiu da Fundacentro um caráter ainda mais desafiador de responder pelas crescentes demandas de sindicatos, associações, ministério público do trabalho, e mostrar, por meio de seu potencial técnico, as causas que acometiam os trabalhadores nos diversos segmentos do trabalho.
Sua atuação se faz presente nas áreas rural e urbana. São propostas, intervenções técnico-cientí ficas, projetos nacionais e atividades integradas e multidisciplinares, as quais atendem a indústria da construção, o segmento de máquinas injetoras, galvanoplastia, mineração, trabalho portuário, serras circulares, trabalho dos motoboys, benzeno, agricultura, educação, silicose, trabalho de gênero, construção civil, cortadores de cana, marmorarias, resíduos sólidos, inclusão de pessoas com deficiência, organização do trabalho, e a mais recente “revolução industrial”, conhecida como nanotecnologia e seus impactos na saúde dos trabalhadores.
Para a comemoração do aniversário dos 42 anos, foram convidados os chefes das 11 unidades descentralizadas da Fundacentro no Brasil e os Superintendentes Regionais do Trabalho, os quais, em oficinas separadas, falarão sobre perspectivas, atuação e propostas entre o Ministério do Trabalho e Emprego, a Fundacentro e as Superintendências Regionais do Trabalho.
Entrevista coletiva será concedida pelo ministro e dirigentes da Fundacentro, às 10h do dia 24, nas dependências da Fundacentro, 3º andar.
Mais informações poderão ser obtidas junto à Assessoria de Comunicação Social da Fundacentro, pelos telefones (11) 3066.6334 – 6030 – 6091.
A Fundacentro foi a primeira instituição pública no Brasil a ter uma estrutura administrativa tripartite prevista em norma jurídica, idealizada pelo doutor Eduardo Gabriel Saad, durante o governo do ministro do trabalho, Arnaldo Sussekind.
Vinculada ao MTE, acumula em seu histórico de atuação, trabalhos que desempenharam papéis importantes no combate aos acidentes e doenças ocupacionais.
Remonta da década de 70, os altos índices de acidentes de trabalho que, em meio a um boom econômico, resultou em aumento da produtividade na construção civil e conseqüentemente no aumento de óbitos de trabalhadores do setor. Foi nessa década que a instituição destacou-se pela sua atuação em difundir conhecimentos e capacitar profissionais até o início dos anos 80.
A década de 80, embora conhecida como a “década perdida” na economia brasileira, trouxe ao mesmo tempo ao mercado de trabalho, integração e expansão em ritmo acelerado, o que exigiu da Fundacentro um caráter ainda mais desafiador de responder pelas crescentes demandas de sindicatos, associações, ministério público do trabalho, e mostrar, por meio de seu potencial técnico, as causas que acometiam os trabalhadores nos diversos segmentos do trabalho.
Sua atuação se faz presente nas áreas rural e urbana. São propostas, intervenções técnico-cientí ficas, projetos nacionais e atividades integradas e multidisciplinares, as quais atendem a indústria da construção, o segmento de máquinas injetoras, galvanoplastia, mineração, trabalho portuário, serras circulares, trabalho dos motoboys, benzeno, agricultura, educação, silicose, trabalho de gênero, construção civil, cortadores de cana, marmorarias, resíduos sólidos, inclusão de pessoas com deficiência, organização do trabalho, e a mais recente “revolução industrial”, conhecida como nanotecnologia e seus impactos na saúde dos trabalhadores.
Para a comemoração do aniversário dos 42 anos, foram convidados os chefes das 11 unidades descentralizadas da Fundacentro no Brasil e os Superintendentes Regionais do Trabalho, os quais, em oficinas separadas, falarão sobre perspectivas, atuação e propostas entre o Ministério do Trabalho e Emprego, a Fundacentro e as Superintendências Regionais do Trabalho.
Entrevista coletiva será concedida pelo ministro e dirigentes da Fundacentro, às 10h do dia 24, nas dependências da Fundacentro, 3º andar.
Mais informações poderão ser obtidas junto à Assessoria de Comunicação Social da Fundacentro, pelos telefones (11) 3066.6334 – 6030 – 6091.
Semana de Segurança e Saúde no Trabalho será realizada no Paraná
Os palestrantes discorrerão sobre os mais variados assuntos como aspectos relacionados ao stress no trabalho entre outros
A Fundacentro/ PR realizará no próximo mês, a “Semana de Segurança e Saúde no Trabalho”, visando difundir no âmbito social, as informações referentes ao tema, buscando minimizar e prevenir acidentes e doenças ligadas ao trabalho.
O evento tem como público alvo, profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, empregadores, trabalhadores e demais interessados, onde serão debatidos os principais assuntos referentes à temática, por conceituados profissionais do setor.
A organização está a cargo de José Francisco Krawulski, pesquisador e Chefe do Serviço Técnico da Fundacentro/ PR e Marlene Lucas, também pesquisadora da entidade.
O encontro ocorrerá de 10 a 14 de novembro, no auditório do SINDUSCON, situado à rua da Glória, 175 – térreo, Centro Cívico – Curitiba/PR . As atividades ocorrerão das 13h30 às 17h30.
Os participantes que obtiverem freqüência de 80% receberão um certificado ao final do evento.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através do e-mail: cepr@fundacentro. gov.br. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
Maiores informações nos fones: (41) 3313-5204 (Kelly), (41) 3313-5218 (Tânia) ou (41) 3313-5214 (Aline).
A Fundacentro/ PR realizará no próximo mês, a “Semana de Segurança e Saúde no Trabalho”, visando difundir no âmbito social, as informações referentes ao tema, buscando minimizar e prevenir acidentes e doenças ligadas ao trabalho.
O evento tem como público alvo, profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, empregadores, trabalhadores e demais interessados, onde serão debatidos os principais assuntos referentes à temática, por conceituados profissionais do setor.
A organização está a cargo de José Francisco Krawulski, pesquisador e Chefe do Serviço Técnico da Fundacentro/ PR e Marlene Lucas, também pesquisadora da entidade.
O encontro ocorrerá de 10 a 14 de novembro, no auditório do SINDUSCON, situado à rua da Glória, 175 – térreo, Centro Cívico – Curitiba/PR . As atividades ocorrerão das 13h30 às 17h30.
Os participantes que obtiverem freqüência de 80% receberão um certificado ao final do evento.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através do e-mail: cepr@fundacentro. gov.br. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
Maiores informações nos fones: (41) 3313-5204 (Kelly), (41) 3313-5218 (Tânia) ou (41) 3313-5214 (Aline).
Vaga De Estágio
Empresa do Ramo de Produção de Estruturas Metálicas em crescimentono Rio de Janeiro, seleciona:
Candidatos que ESTEJAM DENTRO DO PERFIL DA VAGA ACIMA favor encaminharcurrículos no corpo do e-mail para juliane.guedes@ icec.com. brmailto:juliane.guedes@ icec.com. br
No campo "assunto" favor mencionaro nome da vaga: Téc. Segurança doTrabalho.
Técnico de Segurança do Trabalho
Escolaridade:Ensino Médio Completo/ Curso Téc. em Segurança do TrabalhoInformática:Domínio do pacote Office.Desejável :Vivência como Técnico em Fábricas de Produção de EstruturasMetálicas;Experiência:2 anos de experiência na área.Salário:Enviar currículo com pretenção salarial.Carga horária:8 horas - Segunda à Sexta.Atividades desenvolvidas:Promover treinamentos para conscientizaçã o dos colaboradores eparceiros, Executar rotinas de segurança relacionadas ao controleambiental e documental; Propor inivações no sistema de segurançada empresa; Fiscalizar das atividades desenvolvidas na unidade fabril;Relatar ocorrências que ponham em risco a integridade física emoral dos trabalhadores; Elaborar e acompanhar indicadores da área deSegurança do Trabalho.Candidatos que ESTEJAM DENTRO DO PERFIL DA VAGA ACIMA favor encaminharcurrículos no corpo do e-mail para juliane.guedes@ icec.com. brmailto:juliane.guedes@ icec.com. br
No campo "assunto" favor mencionaro nome da vaga: Téc. Segurança doTrabalho.
24 outubro, 2008
Vaga De Estágio
Prezados,
Estamos com uma vaga de TST para atuar em Transportadora de Grande Porte localizada no Pq. Novo Mundo / SP.
O perfil da vaga é:
Formação Técnica em Segurança do Trabalho;
Experiência com prevenção de acidentes de trabalho, normas regulamentadoras, CIPA, PPRA, PPP e Brigada de Incêndio;
Ccs. em Informática / Pacote Office.
Salário R$ 2.106,00 + VT + VR (Temporário para Efetivação).
Os interessados deverão enviar cv mencionando o título da vaga para valeria@auxiliaremp regos.com. br
Sds.
Recrutamento & Seleção
Auxiliar Empregos
R. Luiz Faccini, 480
Centro / Guarulhos - SP
Fone: (11) 3585 8318
www.auxiliaremprego s.com.br
Estamos com uma vaga de TST para atuar em Transportadora de Grande Porte localizada no Pq. Novo Mundo / SP.
O perfil da vaga é:
Formação Técnica em Segurança do Trabalho;
Experiência com prevenção de acidentes de trabalho, normas regulamentadoras, CIPA, PPRA, PPP e Brigada de Incêndio;
Ccs. em Informática / Pacote Office.
Salário R$ 2.106,00 + VT + VR (Temporário para Efetivação).
Os interessados deverão enviar cv mencionando o título da vaga para valeria@auxiliaremp regos.com. br
Sds.
Recrutamento & Seleção
Auxiliar Empregos
R. Luiz Faccini, 480
Centro / Guarulhos - SP
Fone: (11) 3585 8318
www.auxiliaremprego s.com.br
Vaga De Estágio
Enviar currículo para esse e-mail.
talento3rh@yahoo. com.br -
Escrever no assunto o nome do cargo e pretensão salarial.
Indústria, em Nova Iguaçu, está selecionando:
Técnico (a) em Segurança do TrabalhoCom registro.
Morar próximo a Nova Iguaçu.
Não é necessário experiência.
Horário: 08h às 16h50m Segunda a sexta-feira 08h às 14h - Sábado
talento3rh@yahoo. com.br -
Escrever no assunto o nome do cargo e pretensão salarial.
Indústria, em Nova Iguaçu, está selecionando:
Técnico (a) em Segurança do TrabalhoCom registro.
Morar próximo a Nova Iguaçu.
Não é necessário experiência.
Horário: 08h às 16h50m Segunda a sexta-feira 08h às 14h - Sábado
Vaga De Estágio
Bom dia a todos,
Nossa empresa possui vaga aberta para a cidade de TUBARÃO-SC.
Atuamos no ramo da construção pesada, nesta obra em especifico estaremos fazendo a reforma de um detemindado trecho de rodovia (101-SC).
Nossa empresa possui vaga aberta para a cidade de TUBARÃO-SC.
Atuamos no ramo da construção pesada, nesta obra em especifico estaremos fazendo a reforma de um detemindado trecho de rodovia (101-SC).
Os interessados deveram enviar curriculum para o seguinte e-mail
IMPORTANTE COLOCAR A OBSERVAÇÃO QUE ESTÃO ENVIANDO CURRICULO PARA A VAGA DE TST DE TUBARÃO-SC
Agradeço a atenção.
Fabio Jeremias
Agradeço a atenção.
Fabio Jeremias
A Oportunidade
Inscrições no site : www.sp.senai. br - Link trabalhe conosco
Abaixo informações sobre a vaga:DRH 1897-2008-01SP 20.10.200
EDITAL DE PROCESSO SELETIVO – Nº 1897-2008-01
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO – (4 VAGAS)DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS – SÃO PAULO CAPITALSESI-SP e SENAI-SP
Salário: R$ 2.492,49 – 40 HORAS SEMANAISA
Diretoria de Recursos Humanos do SESI-SP e SENAI-SP abre inscrições para candidatosinteressados em participar do processo seletivo para o provimento das vagas acima e formaçãode cadastro reserva para os cargos que vagarem ou forem criados no Pólo P-1 São Paulo (Capitale Guarulhos), após o término dos processos de movimentação interna.Vaga Requisitos para inscriçãoTécnico em Segurança do Trabalho04 vagas (sendo 01 vaga para oSENAI/SP e 03 vagas para o SESI/SP).Local de Trabalho: CapitalCarga Horária: 40 horas semanaisHorário: de segunda a sexta-feira, das 8hàs 17h30min.Disponibilidade para viagens constantes.Ensino Médio Técnico completo em Segurança doTrabalho.Registro no Ministério do
Trabalho.6 meses de experiência profissional comprovadaem avaliações, medições ambientais e avaliaçõesqualitativas.Conhecimentos Necessários: Higiene industrial e saúde ocupacional; manuseio de equipamentosde medições ambientais; mapeamento de riscos; normas de medicina, higiene e segurança dotrabalho; princípios da gestão da qualidade ambiental – ISO 9000 e ISO 14000; recursos básicos deinformática; riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes); técnicasde combate a incêndio; técnicas de uso de equipamentos de proteção.Atividades a serem desenvolvidas: Controlar equipamentos de segurança e de combate aincêndio; Fiscalizar o cumprimento das normas de higiene e segurança do trabalho na UnidadeEscolar/Órgão; Inspecionar as plantas das Unidades/Órgãos, observando locais de periculosidade eáreas de risco; Ministrar programas de Treinamento específicos da área; Orientar as pessoas paraDRH 1897-2008-01SP 20.10.2008a utilização adequada dos EPIs, a fim de garantir a integridade dos funcionários e do patrimônio daempresa; Fazer medições de calor, iluminância e dosimetria de ruídos; Fotografar os ambientesestudados/analisado s; Realizar pesquisas, por segmento, sobre as normas e procedimentos desegurança; Registrar e analisar dados em planilhas, redigir relatórios individuais de visitas, para aelaboração dos manuais de segurança e saúde no trabalho ou de materiais didáticos da área;Visitar empresas ou unidades do SESI e do SENAI para coletar dados dos processos produtivos.Informações sobre o processo seletivoO processo seletivo será composto por 4 etapas, em datas a serem definidas oportunamente,conforme segue:1.
ETAPA 1 – Análise Curricular: de caráter eliminatório, consiste na análise das informaçõesconstantes no currículo, frente aos requisitos exigidos para o cargo, especialmente aescolaridade e experiências declaradas.2.
ETAPA 2 – Qualificação Técnica: de caráter eliminatório e classificatório, com o objetivo deavaliar as competências técnicas necessárias para o desempenho da função. Composta por 2provas objetivas, a saber: Prova de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, comquestões de múltipla escolha.Serão considerados habilitados, os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% deaproveitamento em cada uma das avaliações.2.1 A nota final, para efeito de classificação, é a média aritmética das notas obtidas nas provasteóricas. Serão encaminhados para a próxima etapa os 10 candidatos, melhoresclassificados na etapa de qualificação técnica.2.2 Os demais candidatos com resultado igual ou superior a 50% de aproveitamento na etapade qualificação técnica poderão ser convocados para a etapa de avaliação de competênciaspessoais, respeitada a sua classificação e o prazo de validade do cadastro reserva, quandoesgotadas as possibilidades de aproveitamento dos cinco candidatos melhoresclassificados.3.
ETAPA 3 – Avaliação de Competências Pessoais: visa identificar características depersonalidade, aptidão e potencial, buscando a adequação do candidato para o exercício dorespectivo cargo, e considera as necessidades, exigências e peculiaridades descritas no PerfilOcupacional do Cargo.3.1. Serão encaminhados para a avaliação de competências pessoais somente os candidatosclassificados na etapa relativa a qualificação técnica e de acordo com o número máximopré-definido.3.2. Para os candidatos habilitados na avaliação de competências pessoais, a classificaçãoobtida na qualificação técnica mantém-se inalterada.DRH 1897-2008-01SP 20.10.20083.3. Os candidatos considerados não habilitados na avaliação de competências pessoais, emfunção das exigências do cargo, serão excluídos do processo.4.
ETAPA 4 – Convocação para assunção ao cargo4.1. Os candidatos classificados serão encaminhados para exame médico admissional, decaráter eliminatório, de acordo com a existência de vaga.4.2. Havendo vagas concomitantes no SESI-SP e no SENAI-SP, é facultado o direito aocandidato, respeitada a classificação obtida, de escolha da vaga de seu interesse.4.3. No momento da convocação para a assunção ao cargo, o candidato apresentará acomprovação do registro no Ministério do Trabalho, da escolaridade (Diploma ou certificadode Conclusão de Curso), e da experiência exigida neste edital (Carteira de Trabalho ePrevidência Social, publicação no Diário Oficial, ou ainda por meio de apresentação decontratos de trabalho, complementado por declaração do contratante) . Caso contrário ficaexcluído do processo.Informações para Inscrição• As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no link "Trabalhe Conosco"para os candidatos externos e na intranet para candidatos internos, até 31.10.2008.• A efetivação da inscrição do candidato implicará o compromisso de acatamento às regras econdições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.• É de exclusiva responsabilidade do candidato, sob as penas da lei, as informações fornecidasno ato da inscrição.• No ato da inscrição, o candidato se compromete a comprovar, na data da posse, os requisitospara o provimento do cargo, caso contrário, será excluído do processo seletivo não cabendorecurso.• Se pessoa com deficiência, oportunamente, será solicitado o atestado médico informando aespécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa indicação do código correspondente natabela de Classificação Internacional de Doenças – CID, a fim de poder ser consideradoportador de deficiência e fazer jus aos benefícios legalmente previstos.Disposições Finais• Não serão considerados como experiência profissional os períodos de estágio, monitoria etrabalho voluntário.• A pessoa com deficiência concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos.Sendo habilitada no processo seletivo, terá prioridade na contratação, independente daclassificação obtida, observado o disposto no artigo 93 da lei 8.213/91.A pessoa com deficiência será avaliada, no momento de sua convocação para admissão,quanto aos aspectos de legitimidade de sua condição de "Pessoa com Deficiência", eDRH 1897-2008-01SP 20.10.2008adequação dessa condição ao cargo ou função pleiteada. Caso seja confirmada a nãoexistência da condição de "PCD", o candidato voltará para sua classificação original. Nassituações de inadequação da condição de pessoa com deficiência ao cargo ou função a serdesempenhada, o candidato será excluído do processo.• O candidato será considerado eliminado do processo seletivo se: apresentar-se após o horárioestabelecido nas etapas de avaliação; não comparecer à prova seja qual for o motivo alegado;estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação(agenda eletrônica, celular, Pager, etc.); utilizar-se de meios ilícitos na execução da prova; nãodevolver, integralmente, o material recebido; perturbar de qualquer modo a ordem dostrabalhos.• Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos, não serãofornecidos gabaritos/exemplare s dos cadernos de provas, mesmo após encerramento doprocesso seletivo.• A validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de homologação do resultadofinal, podendo ser prorrogado por igual período.• O candidato classificado poderá ser convocado para vagas de caráter efetivo ou temporário.Havendo recusa em assumir vaga de caráter efetivo nas mesmas condições desta divulgação, ocandidato terá seu nome inserido no final da lista. No caso de recusa em assumir vaga decaráter temporário ou vagas com condições diferentes das divulgadas neste Edital,permanecerá na mesma classificação. O candidato que estiver ocupando vaga de carátertemporário será consultado no surgimento de vaga efetiva, respeitada sua classificação. Sefuncionário do SESI-SP ou do SENAI-SP, não será convocado para vagas temporárias,permanecendo na mesma classificação.• O candidato admitido só poderá solicitar transferência de unidade após 1 ano.• Se ex-funcionário do SESI ou do SENAI-SP poderá inscrever-se desde que tenha se desligadopor motivo de: pedido de demissão, demissão sem justa causa por motivo de encerramento deunidade ou término de contrato de trabalho por tempo determinado, com exceção ao contratode experiência rescindido pela Entidade. No decorrer do processo seletivo, será verificado oprontuário do ex-funcionário e, havendo algum impedimento, será excluído do processo.• Em caso de empate na classificação final, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:a) obtiver a maior nota na Prova Teórica de Conhecimentos Específicos;b) obtiver a maior nota na Prova Teórica de Língua Portuguesa;c) comprovar o maior tempo de exercício profissional na área de atuação requerida.Os casos omissos, verificados na aplicação deste Edital, serão analisados pela Diretoria deRecursos Humanos do SESI/SENAI-SP
Vaga De Estágio
A TRAJETO
assessora neste momento uma empresa de grande porte do segmento químico e petroquímico na busca de:
Engenheiro de Segurança do TrabalhoFormação:
Superior em Engenharia com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Funções e Responsabilidades: Liberação de Equipe e Área; Acompanhamento e aplicação de procedimentos de segurança; Validação de Mapas de Risco; Organização, treinamentos e simulados para Grupos de Emergência; Programas de Segurança. Conhecimentos Específicos
Necessários: Domínio completo do pacote Office, Outlook e Internet; Inglês intermediário; Normas ISO 9000/ISO 14000/ISO 18000.
Local da Vaga:
Pólo Petroquímico - Santo André/SP. Por favor, peça que os interessados enviem seus currículos para meu e-mail.
Lilian BazottiTrajeto Consultoria em RH
lilian@trajetorh.com.br
(11) 3663-3016
Visite o site: www.trajetorh. com.br
assessora neste momento uma empresa de grande porte do segmento químico e petroquímico na busca de:
Engenheiro de Segurança do TrabalhoFormação:
Superior em Engenharia com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
Funções e Responsabilidades: Liberação de Equipe e Área; Acompanhamento e aplicação de procedimentos de segurança; Validação de Mapas de Risco; Organização, treinamentos e simulados para Grupos de Emergência; Programas de Segurança. Conhecimentos Específicos
Necessários: Domínio completo do pacote Office, Outlook e Internet; Inglês intermediário; Normas ISO 9000/ISO 14000/ISO 18000.
Local da Vaga:
Pólo Petroquímico - Santo André/SP. Por favor, peça que os interessados enviem seus currículos para meu e-mail.
Lilian BazottiTrajeto Consultoria em RH
lilian@trajetorh.com.br
(11) 3663-3016
Visite o site: www.trajetorh. com.br
19 outubro, 2008
Material para trinamento
No endereço abaixo, excelente filme para treinamento onde o foco principal é o emprego e as novas perspectivas para tê-lo, mantê-lo e sanar algumas duvidas cruciais que sempre nos acompanham.
Um show de bola para o Patrão e para os Empregados.
Vá no meu site e obtenha essa jóia rara, guarde com muito carinho.
http://www.esnips. com/web/DIVERSOS MATERIAIS
Consultor Waldez Ludwig - se ainda não ouviram falar neste consultor é bom tomar nota.
Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico - para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
Um show de bola para o Patrão e para os Empregados.
Vá no meu site e obtenha essa jóia rara, guarde com muito carinho.
http://www.esnips. com/web/DIVERSOS MATERIAIS
Consultor Waldez Ludwig - se ainda não ouviram falar neste consultor é bom tomar nota.
Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico - para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
Vaga De Estágio
Empresa localizada no Rio de Janeiro com oportunidade para estagio:
Estagio em Técnico em Segurança do TrabalhoPré requisito:
Cursando Técnico em Segurança do Trabalho
Horário: à combinar
Benefícios: Bolsa Auxílio; Vale Transporte e Refeição
Interessado enviar curriculo para: talentos_rhvagas@ yahoo.com. br Grata,
Estagio em Técnico em Segurança do TrabalhoPré requisito:
Cursando Técnico em Segurança do Trabalho
Horário: à combinar
Benefícios: Bolsa Auxílio; Vale Transporte e Refeição
Interessado enviar curriculo para: talentos_rhvagas@ yahoo.com. br Grata,
Cor De Capacete
Olá Prevencionistas:
Para cada tipo de profissional existente, a sua empresa use uma cor diferente de capacete. Isso contribui para facilitar a visualização a distância qual a função daquele profissional.
Pode ocorrer que determinado profissional não esteja autorizado a permanecer em determinada área, com a adoção do capacete diferenciado fica mais fácil identificar a ocorrência.
As cores do capacete usada com critério nas empresas é de uma importância significativa, inclusive deve adotar este critério com as contratadas, obrigando-as a colocar adesivos e outros dispositivos para diferenciação dos colaboradores da sua empresa dos das outras empresas. Onde trabalha muita gente, e as cores usadas com critério e o devido treinamento na integração dos funcionários isso funciona muito bem.
As cores básicas não influenciam no preço do capacete
Para cada tipo de profissional existente, a sua empresa use uma cor diferente de capacete. Isso contribui para facilitar a visualização a distância qual a função daquele profissional.
Pode ocorrer que determinado profissional não esteja autorizado a permanecer em determinada área, com a adoção do capacete diferenciado fica mais fácil identificar a ocorrência.
As cores do capacete usada com critério nas empresas é de uma importância significativa, inclusive deve adotar este critério com as contratadas, obrigando-as a colocar adesivos e outros dispositivos para diferenciação dos colaboradores da sua empresa dos das outras empresas. Onde trabalha muita gente, e as cores usadas com critério e o devido treinamento na integração dos funcionários isso funciona muito bem.
As cores básicas não influenciam no preço do capacete
Assinar:
Postagens (Atom)