Iniciando o meu primeiro emprego como TST- O quê fazer???
Olá!
Elaboramos alguns detalhes que irão auxiliar a pessoa que está iniciando na área da Segurança do Trabalho, não é um manual nem um cronograma que você deve seguir a risca ou se basear totalmente, e sim algumas dicas de como se portar em um primeiro contato em uma empresa.
Sugestões para quem vai iniciar No ramo da Segurança do Trabalho:
- Veja o CNAE da
empresa;
- Conheça o nº de empregados (clt) e
número de funcionários (tercerizados);
- Conheça os procedimentos de
segurança já existentes na empresa;
- Faça um pente fino nas instalações
da empresa e conheça muito bem as atividades, maquinas e equipamentos,
produtos...(sem presa), de preferência utilize check list;
- realizar check list em todas documentações pertinentes a Segurança do Trabalho
- Se apresente para os responsáveis de
cada área;
- Conheça o fluxograma da
empresa;
- Conheça o organograma da
empresa;
- Relacione os principais documentos
de segurança do trabalho e proteção contra incêndio que compete à
empresa,
- Relacione os principais treinamentos
pertinentes à segurança do trabalho que compete à empresa;
- Junte os documentos e comprovantes
de treinamentos existentes e faça um cronograma de trabalho para elaboração dos
que faltam e atualização dos que já existem;
- Relacione as recomendações citadas
nesses documentos para você elaborar um plano de trabalho junto com a sua
chefia;
- Conheça as áreas de uso comum onde a
empresa esta localizada;
- Caso a empresa tenha cipa e brigada,
se apresente para os membros;
- Relacione os documentos e
treinamentos de menor prioridade;
- Procure conhecer junto ao RH ou
enfermaria os dados sobre os acidentes ocorridos na empresa, inclusive
afastamentos por doenças;
- Tenha como referencia a melhoria da
qualidade de vida no ambiente de trabalho;
- Utilize um cronograma de Atividades do SESMT (Baixe um modelo no Link Abaixo); e...
- Seja gentil e procure conversar com membros de setores diferentes (Assuntos ligados a segurança do trabalho, sobre a empresa, casos de acidentes, o quê eles acham da empresa, o que gostariam de ter para melhorar as condições de segurança e qualidade de vida),
- Elabore um relatório bem claro e objetivo informando os aspectos da empresa, apontando falhas, melhorias, adequações, coisas desnecessárias e as providencias mais urgentes (Cuidado com o tom que você relata os assuntos, neste primeiro momento não haja com ameaças ou imposições, sugira, elogie e critique apenas problemas e situações graves).
- Depois coloque a mão na massa e comece a elaborar os Programas de Segurança do trabalho PPRA, PGR, PPP, PCMSO, PCMAT etc.
BOA
SORTE!!!
Ah e lembre-se sempre de se manter atualizado!
Conheça os Nossos Cursos de Atualização: acesse:
NR 10, 13,17, 20, 33, 35 - Primeiros Socorros, Brigada de Incêndio entre outros visite-nos - A partir de R$9,00.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO SESMT