23 setembro, 2013

Como utilizar o TCC para abrir portas no futuro? (Modelo para Baixar)


TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

 Como utilizar o TCC para abrir portas no futuro? (Modelo para Baixar)

Um trabalho interessante fará a diferença em sua carreira!





O último desafio do estudante em um colégio técnico ou na universidade pode ser encarado como uma porta de entrada para o seu futuro. O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) por muitas vezes é usado como principal chamariz no currículo para se conseguir um emprego.

Um bom trabalho de TCC pode ser usado como portfólio do candidato a uma vaga de trainee ou emprego, valendo mencioná-lo no currículo. A avaliação se dará em função da relevância do tema do TCC para a atividade da empresa.

O estudante deverá ter cuidado com a estruturação, a fundamentação, o texto, as ilustrações e a formatação, enfim, empenhar-se ao máximo em apresentar um projeto de qualidade, lembrando que existem técnicas específicas para essa tarefa.

Existem sites de Educação à Distância, que visa apresentar subsídios teóricos e práticos referentes às etapas que compõem o desenvolvimento de um trabalho científico, seja um TCC, uma monografia, uma dissertação ou tese, por meio de exemplos e estruturas de fácil entendimento.

TCC na empresa
O TCC pode, inclusive, ser aplicado em uma empresa. Ao abrir suas portas para um estudante fazer uma análise de caso, a empresa vê a oportunidade de iniciar um bom relacionamento com futuros profissionais ou parceiros; de ter sua corporação analisada em ambiente acadêmico; de identificar pontos positivos e negativos de sua atuação; e, em alguns casos, a possibilidade de adotar o projeto com vistas à melhoria de processos e produtos.

Contudo, Laura recomenda que, se a empresa for objeto exclusivo do TCC do estudante, ele terá de procurá-la para desenvolver o projeto. Caso a companhia seja apenas parte do trabalho ou uma das fontes, é importante (tanto para o projeto quanto para o contato) que o jovem se informe antes sobre ela, por meio de seu site ou dos noticiários.

"É importante também estar munido de uma carta de indicação do professor-orientador. Depois de concluído o TCC, o jovem deve encaminhar cópias para a pessoa que o atendeu e para o presidente da empresa, com cartas de agradecimento", avalia a especialista.

De fato, a contratação, a partir de um TCC, pode ou não acontecer e dependerá do fato da existência ou não de vagas na companhia.
Entretanto, é importante demonstrar interesse em trabalhar ou em ser efetivado, revela Laura.

Trabalhando para o futuro
A mesma regra do trabalho de conclusão eficiente se enquadra no curso de Sistemas para Internet, da Veris Faculdades, onde, por meio do projeto "TCC Profissionalizante", os alunos ganham a chance de se prepararem para o mercado de trabalho praticando responsabilidade social.

Coordenado pelo professor Jefferson Pezeta, o projeto, que possui parceria com diversas ONGs (Organizações Não-Governamentais), proporciona ao estudante a chance de desenvolver ou reformular um site para uma destas instituições.

“A elaboração do TCC começa no segundo semestre do curso com a orientação de professores especializados. Os alunos desenvolvem o projeto com foco nas necessidades da instituição selecionada e, durante esse período, apresentam sugestões e melhorias, fazendo os ajustes necessários de acordo com as orientações da entidade para quem estão trabalhando”, afirma Pezeta.

De acordo com o professor, a iniciativa ajuda o aluno a se colocar no mercado de trabalho, já que o produto desenvolvido por ele poderá ser utilizado como parte de seu portfólio de apresentação. Cerca de cem alunos já passaram pelo projeto, segundo ele.

 Dicas para definir um tema:


COMO DEFINIR UM TEMA

Passo 1 – Definir a grande área com a qual você tem afinidade: por exemplo, Construção Civil, Hospitais, Consultorias etc.
Passo 2 – Escolher uma vertente da grande área com a qual você mais se identifica, levando em conta a relevância e a viabilidade de realização do trabalho:
Passo 3 – Delimitar um contexto específico para trabalhar o tema: Ex: Acidentes na construção civil, A falta do uso do EPI etc.
Passo 4 – Definir uma abordagem: Ex: A política de Saúde e Segurança do Trabalho nas Empresas de ....., ou O Sistema de Gestão de Segurança do trabalho em hospitais públicos...




Baixe um modelo de TCC na área de Segurança do Trabalho


 
 

Outras Dicas Importantes 

Comece a pesquisar sobre tudo do assunto que deseja trabalhar no mínimo um ano de antecedência mesmo que ainda você não tenha um tema final fechado e guarde todos os materiais e depois é só começar a leitura para não deixar para cima da hora.


- Pesquise por outros TCC, artigos, livros, revistas, anais, jornais, sites confiáveis, participe de palestras, congressos, workshops, simpósios. Fique por dentro das novidades, não se limite só em qualquer tipo de sites de pesquisas no Google porque empobrece o conteúdo do TCC e sim faça a diferença e deixe o conteúdo dele muito mais enriquecido. Saiba que a quantidade e a qualidade da referencia bibliográfica assim como o seu conteúdo irá refletir para banca examinadora se você estudou e pesquisou realmente sobre o assunto.

- Jamais de modo algum faça o CTRL C e CTRL V sem citar o nome do autor. Isso é considerado um crime grave para um TCC. Se coloque no lugar do autor do conteúdo que você simplesmente copiou e colou. Você iria gostar de saber que alguém fez isso e não citou seu nome?

- Abuse nas orientações, deixe seu orientador sempre a par do andamento do seu trabalho. Lembre-se quem deve procurar o orientador é você e não ele.

- Citações é sempre bem vindo. Nunca afirme nada sem embasamento teórico.

- Siga sempre as normas da ABNT, geralmente as faculdades e universidades dispõem para os alunos um manual de trabalhos acadêmicos dentre pelo qual está incluído o modelo de como elaborar o TCC seguindo as tais normas.

- Use mais o vocabulário técnico, palavras normalmente usadas em livros, artigos científicos entre outras fontes. Não repita muitas vezes a mesma palavra, pois fica feio e sem vida o contexto do assunto e dar a impressão de que você está fraco em vocabulário com isso não despertando a atenção de quem vai ler seu trabalho, use sinônimos nesse caso.

- Evite ambiguidade ao escrever e cuidado ao escrever certas palavras que você acha que significa uma coisa mas na verdade é completamente outra. Qualquer dúvida recorra ao dicionário.

- Esqueças as redes sociais durante esse tempo, mesmo sabendo que é difícil ainda mais se você for do tipo que está todo dia conferindo as novidades. Faça um esforço porque com certeza valerá a pena e a emoção será indiscutível no momento quando for receber sua nota do TCC.

- Ficar noites em claro será preciso se queres ter excelente trabalho de conclusão de curso.

- Ao terminar de escrever o TCC leia, releia, releia, releia e peça para outras pessoas lerem também. As vezes por você está vendo todos os dias e mais o cansaço acompanhado, os erros que por ventura tiverem podem passar despercebidos por você.


Boa Sorte!!!

Nenhum comentário: