29 agosto, 2016

Riscos na exploração de Petróleo - Blow out e Kick out


A exploração de petróleo é uma atividade cheia de riscos. Requer tarefas perigosas como perfurar rochas em regiões ultraprofundas, enfrentar pressões altíssimas e manipular volumes gigantescos de gás.
 









 Há dois tipos principais de acidentes que podem ocorrer na perfuração do poço: o kick e o blow out. Os dois envolvem a invasão do poço por fluidos.



Entenda o que é o Blow Out

Blow Out ou estouro é a condição de um poço que está descontrolado fazendo com que os fluidos da formação estourem na superfície. As causas mais comuns para esse acidente são falhas no BOP (blow out preventer) que é o equipamento utilizado para fechar o poço em caso de ocorrência de um kick. 

Normalmente o blow out ocorre por causa de um “kick”, que nada mais é do que um influxo de fluido não programado para dentro do poço, aumentando a pressão do poço e fazendo um blow out. 

As conseqüências podem ser as mais trágicas possíveis, tanto para as pessoas que estão por volta da operação do poço quanto para o próprio meio ambiente.

O acidente que ocorreu em abril com a plataforma Deepwater Horizon (foto acima) , no Golfo do México, é um exemplo dos tipos de danos que qualquer erro no processo de perfuração das reservas do óleo podem causar.

Entenda o que é o Kicks

O kick acontece quando entram fluidos no poço, não necessariamente chegando à superfície. Nesse caso, técnicos injetam  substâncias mais pesadas no poço para impedir que os fluidos saiam de controle.
O mais perigoso, no entanto, é o gás: leve, ele pode subir e alcançar o contato com a superfície mais facilmente.   Quando o gás chega à superfície você tem o 'blow out', que é a pior situação possível para um poço de petróleo:  você tem vazamentos de fluidos para o meio ambiente que podem provocar explosões, incêndios, um acidente de grandes proporções.

Prevenção

Importância da rápida detecção de kicks - Blowouts

    Quanto mais rápido um kick for detectado, tomando-se as providências necessárias, mais fácil será o seu controle. Isso acontece porque se minimiza :

O volume do kick:
As pressões de fechamento do Driil pipe e de fechamento do revestimento
As perdas de tempo nas operações de controle
Além disso, a demora na detecção de um kick ou na tomada das providências requeridas para o seu controle pode resultar em sérias consequências, como : 
Transformação do kick num Blowout ;
Liberação de gases venenosos ma área ;
Poluição do meio ambiente ;

  
Equipamentos de Segurança

 

 Choke manifold:  é um equipamento necessário para levar a cabo a tecnologia de controle da pressão do óleo / gás bem. Ele é usado para controlar a pressão invólucro, mantendo-se o equilíbrio da pressão do poço, para evitar transbordamento e prevenir poços de soprar para fora, libertando a pressão através das válvulas de estrangulamento para realizar fecho suave, e soprando-se a proteger a cabeça do poço.

          

BOP-Blowout-Preventer :  é o principal elemento de ligação entre a cabeça do poço no fundo do mar e a sonda, trazendo o poço até a superfície e compondo o espaço anular.

 Funções do BOP

• Isolar o ambiente poço do ambiente mar.
• Possibilitar desconexão sob controle e com segurança da coluna de risers em caso de perda de posicionamento da sonda, o que pode ou não incluir a ancoragem (“hang off”) e cisalhamento da coluna de perfuração.
• Possibilitar circulação através das saídas laterais e o retorno do fluido de perfuração ou completação.
• Permitir o controle do poço quando ocorrer a perda da primeira barreira de segurança (“overbalance” do fluido de perfuração ou completação), fechando-o com ou sem coluna em seu interior.
    • Viabilizar a execução de diversos tipos de operações e testes no âmbito da engenharia de poços: testes de estanqueidade, absorção, formação, injetividade, produção, medições para balanceio de ferramentas ou colunas, orientação de suspensores de tubulação, ponto fixo de referência, etc.

 Kelly Valve


A Kelly Valve é uma válvula de segurança da tubulação. É uma válvula de abertura total que fornece controle de pressão positiva dos fluidos na coluna de perfuração. Estas válvulas podem ser utilizadas como uma válvula de segurança ou válvula de tubo de broca kelly superior para controlar as pressões oriundas de blowouts.


Fonte: http://blowoutpetroleo.weebly.com/index.html 

Nenhum comentário: