Quando alguém não segue as Normas de Segurança do Trabalho Muitos podem sair prejudicados
A importância de se seguir Regras, Normas e Procedimentos
Questão de difícil compreensão pelos Funcionários
Somos, de maneira geral, resistentes a aceitação de regras, normas e procedimentos (...) isto independe de cultura ou mesmo consciência da necessidade (...)
Quando estamos em uma Empresa organizada, onde existe processos com manuais de orientação com regras, normas e procedimentos claros, não raro, encontramos a mesma postura de não procurar seguir as orientações ali constantes.
Quais as vantagens de ter tais regras, normas e procedimentos disponíveis ao Funcionalismo ?
- Garantir que os processos deverão seguir padrões (que devem ser contestados de forma a permitir sua evolução natural) com expectativas de segurança e qualidade bem definidas e a natural redução de erros.
- Garantir que todos os processos estão cumprindo normas e requisitos legais, quando for o caso, bem como, preservar a Empresa de qualquer surpresa neste sentido.
- Criar condições de acompanhamento e avaliação quanto a credibilidade e qualidade dos processos ali descritos.
- Permitir que se forme um substituto em qualquer eventualidade, onde o princípio de duplicação de qualidade e eficiência estejam assegurados.
- Tornar transparente a administração e solução dos possíveis problemas existentes nos processos, com a orientação da solução podendo ser feita, em um primeiro estágio, por elementos que não dominam cultura específica do processo.
Quais as vantagens de se seguir regras, normas e procedimentos ?
- Preservação do Funcionário executor, pois, seguindo as orientações fica isento de qualquer tipo de responsabilidade imputável.
- Preservação da Empresa, pois, sendo seguidas as orientações (que deverão obrigatoriamente atender a todos os preceitos legais) a hipótese de que problemas não identificados apareçam esta reduzida, tanto a nível de “clientes internos”, como “clientes externos” ou mesmo de ordem legal.
Autor: Plinio Marcos Moreira da Rocha
Fonte: Reflexões e proposta de discussão
Nenhum comentário:
Postar um comentário