No caso da segurança do trabalho, um treinamento serve para educar, melhorar a comunicação e instigar o senso de prevenção de todos.
As empresas precisam desenvolver seus colaborados para que possam trabalhar comprometidos com o crescimento de sua carreiras. Todos precisão de motivação para garantir novos resultados, maneiras diferentes de resolver problemas, e inovar, sempre e claro pensando na segurança e preservação da saúde e meio ambiente.
Mas como atiçar nos colaboradores a consciência prevencionista através de um treinamento?
O tema em que o treinamento é proposto deve ser destinado a chamar a atenção dos participantes, mas a utilização de imagens exagedamente chocantes é necessário?
Os colaboradores se sentirão bem ao receber a mensagem? A aceitação da mensagem será bem assimilada ou apenas o contexto da mensagem que foi exibida irá se tornar mais presente, fugindo ao tema realmente proposto? Por exemplo, você ministra um treinamento e mostra um acidente de mpotocicleta, com fratura exposta, mas o seu treinamento é em direção defensiva! O quê será assimilado, as regras de boa conduta no trânsito ou aquela imagem do sangue e a dor da vítima???
Por isso temos que conhecer bem as didáticas que abordaremos em nossos treinamentos, o público alvo e o objetivo principal a ser buscado.
Eu, particularmente acredito que as imagens e vídeos chocantes devem ser utilizados somente em último caso, com a devida precaução de resguardar a identidade da vítima.
Acredito que imagens e vídeos engraçados surtam muito mais efeito, juntamente com uma boa oratória e domínio do assunto. Creio que estes sejam uns dos principais aspectos para a excelência dos treinamentos.
De desgraças e coisas ruins os operários e colaboradores já estão cheio!!!
Imagens Chocantes
Sim ou Não?
Obrigado e deixe a sua opinião!Grande Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário